Os copos da Copa Cola


Não e novidade que as empresas utilizam cada vez mais as redes sociais para interagir com seus consumidores. Essa interação fortalece as relações de fidelidade e confiabilidade entre as marcas e seu público, o que a torna uma ferramenta muito importante na estratégia publicitária de uma empresa.

O que vem sendo notado é que algumas empresas agora buscam materializar essa relação. Você pode estar se perguntando: mas como? De uma maneira simples: enviando “presentes” aos seus clientes. Pelo menos foi o que fez a Coca-Cola durante as últimas semanas.

Depois do fim da chamada “Copa das Copas”, a Coca resolveu presentear alguns de seus consumidores com os copos oficiais que eram vendidos nos estádios. Os felizardos foram aqueles que mais se mostraram envolvidos no Twitter com a marca. O processo foi fácil: após clicar no link enviado por mention, o consumidor precisava apenas preencher seus dados pessoais e enviar uma mensagem para a Coca, elogiando, criticando ou dando sugestões. Surpresas prometidas, e dias depois, visivelmente cumpridas. Dois copos dos jogos em mãos.

A pergunta é: porque enviar copos de jogos da Copa para consumidores? O objetivo é mostrar para seu público que a empresa procura ter uma relação de amizade com seus clientes, que ela se preocupa em manter-se próxima e sempre presente em suas vidas. Afinal, quem não gostaria de ter uma Coca-Cola te mandando alguma coisa?

Nesse tipo de ação, a Coca inverteu os papéis. Ao comprar um produto da empresa, estamos condicionados a enviar nosso dinheiro para a corporação, e isso se torna tão comum que nem paramos para pensar no assunto. Mas é com grande surpresa que recebemos um presente, pois é algo que não costuma acontecer. E é aí que funciona a estratégia da marca: você pode achar que não, mas ela sempre se lembra de você.


A estratégia publicitária dos copos é relativamente simples, pois os mesmos não foram produzidos a mais para serem enviados, eles sobraram dos jogos. Os custos, então, são relativamente baixos, mas o resultado incrivelmente grande. O que está em jogo aqui é a fidelidade do cliente Coca-Cola com a marca e a empresa sabe do retorno que uma boa relação traz. E como não amar uma empresa que te envia presentes? Essa é a Coca-Cola se superando mais uma vez. 

Recebi os meus!! 

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