Ouça a felicidade


Por: Leonardo Galesi

Ao pensar em publicidade, muitas marcas famosas surgem em nossa cabeça, e uma delas, com certeza, é a Coca-Cola. A empresa sempre nos surpreende com propagandas e ações inovadoras para promover seus produtos. Uma das mais famosas ações é a da “Máquina da Felicidade”: o consumidor, que ia até a máquina com a intenção de comprar apenas uma Coca, era pego de surpresa e recebia buquês de flores, balões, pizzas, lanches e Cocas de diversos tamanhos. A ação caiu nas redes sociais e se tornou um viral.


E, como é de sucessos que vive a empresa, não seria diferente com a ação liberada essa semana. O conhecido beep de supermercado é um barulho que para algumas pessoas chega a ser irritante, mas que para outras não tem relevância nenhuma, sendo mais um caso de som esquecido. Foi pensando nisso que a Coca resolveu mudar esse beep para algo um pouco mais interessante e que a promovia ao mesmo tempo: ao passar um produto da marca pelo leitor de código de barras, o som ativado era a musiquinha tão famosa da mesma. O resultado foi o esperado e sorrisos se abriram.

A grande genialidade está na simplicidade da construção e articulação: um pequeno som modificado prende a atenção das pessoas e os custos para a empresa são insignificantes. Ao trazer a ação para o cotidiano do consumidor, a marca se aproxima de maneira mais eficaz de seu público, mostrando que se importa com ele. A Coca-Cola passa diariamente a noção de que cuida de seu consumidor e está sempre trabalhando para melhorar seus serviços e produtos, tudo para deixá-los felizes.

E está aí o conceito da marca: a felicidade. Ao longo do vídeo, é possível perceber que tudo gira em torno dessa importante ideia que fundamenta todas as ações e propagandas da empresa, e que fundamenta o seu posicionamento: a Coca é uma bebida que abre sorrisos, que deixa os momentos ainda melhores, que traz a felicidade. E a marca trouxe a felicidade em forma de sorriso para uma simples compra de supermercado.

A proposta da Coca-Cola é justamente estar sempre presente na vida de quem compra seus produtos, e é desse modo que ela não se deixa ser esquecida, que ela não deixa sua popularidade cair. As ações sempre buscam aquela conexão com o cliente, pois é dessa maneira que a pessoa escolhe um produto seu ao invés de um da concorrência. A ação do beep nos mostra exatamente isso, a inovação é o que faz o cliente se interessar ainda mais pelas ações da empresa, que traz ideias simples com as quais ele se identifica. Podemos dizer que, em termos de publicidade, a Coca tem um pacote completo.



0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top