A receita do Bolinho


O Grafite é uma forma de expressão que vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes cidades. Apesar de ainda não ser suficientemente conhecido como manifestação artística por alguns públicos, por trás desse trabalho existe muito esforço e dedicação pelos grupos e artistas que levam essa técnica a sério. Além de refletir a realidade das ruas, essa arte urbana também tem como papel criar relações afetivas entre a população e o espaço urbano, transformando a vida agitada e a corrida nas grandes cidades. É um modo de ocupar esse espaço da forma escolhida pelo artista, que muitas vezes faz uso de suas próprias características para criar novas imagens.

Um exemplo de projeto artístico urbano notável são os bolinhos desenvolvidos por Maria Raquel, principalmente na cidade de Belo Horizonte. A criadora desse projeto participou do evento de palestras TIPCOM realizado pela Cria UFMG e pôde nos contar um pouco mais sobre o processo criativo e o sucesso desses divertidos grafites que deixam os muros da capital mineira muito mais fofos, coloridos e doces.

O Bolinho surgiu em 2009 e aos poucos foi se espalhando por diversos locais de Belo Horizonte. Maria Raquel escolheu esse personagem principalmente pela sua paixão por cozinhar e pelo cupcake ser um alimento que pode ser bastante explorado visualmente, com massas e coberturas diferentes. A grafiteira também contou que gostaria de deixar algo dela, ter sua forma de ocupar aquele meio urbano, despertando curiosidade e identificação com quem visse sua arte. Escolheu o grafite como principal meio de realização desse projeto, pois o considera como uma arte imposta: que a pessoa não tem muita escolha de não ver.

Maria Raquel também é bem dedicada e disciplinada ao realizar seu trabalho, pois se não for assim é difícil fidelizar um público para essa arte. O grafite se renova e muitas vezes é apagado, precisando ser recriado, não tem como existir reconhecimento do trabalho sem ele ser atualizado. Esse é um problema que ela vê na arte urbana de Belo Horizonte, vários grafiteiros tem uma técnica muito boa mas não se mantém ativos nesse meio.

O Bolinho é uma figura com grande apelo visual, assim pôde se transformar em uma marca. Atualmente além das mídias sociais, o projeto conta com um site e uma loja online que disponibiliza cases para celular, camisas, bolsas e etc. Maria Raquel conta que com as plataformas online pôde interagir mais com o público, tendo maior retorno do seu trabalho. Sabendo do sucesso dos cupcakes através do reconhecimento na página do facebook, teve a ideia de oferecer produtos aos fãs do Bolinho. Além disso, através desse é mais fácil escolher novas ações, como a mais recente, o Mapa do Bolinho. Esse mapa propõe 5 roteiros diferentes para procurar onde na capital mineira se encontram os bolinhos e quem cumprir esses roteiros ganha descontos na loja.



Os grafites do Bolinho foram uma forma diferente de ocupar a cidade, conseguindo cumprir a ideia inicial da criadora do projeto de forma divertida e curiosa. É muito bom ter projetos como esse saindo do forno, então não deixe de prestigiar esse incentivo. E claro, vamos continuar nos deliciando com as doces novidades do Bolinho que possam vir por aí

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top