Marcas que mudam nosso cotidiano


As marcas atualmente vem seguindo uma tendência de se aproximar de seu público cada vez mais, e as ações de marketing de guerrilha são uma das formas de isso acontecer. É uma ação publicitária que surgiu para ser diferente da forma tradicional, aquelas que vemos espalhadas pela internet, por revistas, jornais, televisão, que nem sempre prestamos muita atenção ou temos vontade de prestar. Já diz sua ideia principal “não compre mídia, crie uma”, as formas para fazer um marketing de guerrilha são as mais diversas, desde intervenções nas ruas, colocações de mídia em lugares inusitados, criações de espaços exclusivos para ações, e no fim o que manda mesmo é a imaginação.
Com maior intuito de intrigar que de “parecer uma propaganda” a ação deixa as pessoas se perguntando o que está acontecendo e se é realmente real, surpreende e não há quem não queira parar e dar uma conferida. O retorno de quem opta por essa forma comunicacional (desde que bem feita), na maioria das vezes é grande, atrai novos clientes e mantém os antigos. Além de não ter muito custo, o marketing de guerrilha é recomendado para grandes ou pequenas empresas por ter essa característica.
 As grandes marcas já perceberam seu poder, e quanto maior o investimento, mais nós nos divertimos (hehehe). Uma das líderes desse segmento é, claro, a gigante Coca-cola, muitos já viram, pelo menos, um vídeo das brincadeiras dela por ai e todo mundo que já viu, ficou com um sorriso bobo no rosto, isso é porque a marca tem a intenção de criar laços sentimentais com os consumidores, ela não vende só o refrigerante, ela vende a sensação que o produto virá a produzir.
 Com o slogan “Abra a felicidade você também” o que não faltaram foram ações fofas e alegres como a da “Máquina de Felicidade” que distribuiu presentes por vários shoppings de vários países.

O próximo exemplo é ainda da Coca, que em parceria com o filme 007 - Skyfall, transformou os consumidores em James Bond para ganhar ingressos para a estréia do filme.

Agora imagina que louco você tá no mercado fazendo compras quando de repente, tudo vira uma balada. A Smirnoff Ice deu “sinal verde para a balada”, mostrando para aquele seu amigo que não gosta muito de uma balada ou que é mais preguiçoso, que sim: com a bebida tudo fica mais divertido.
 

Diferente de todos os exemplos temos a Dove, com a campanha “Você é mais bonita do que você pensa”, com maior intimidade com o consumidor e desejando a partir da ação, maior satisfação dele.
 

Não necessariamente a ação vai estar vendendo o produto diretamente, mas pode estar apenas marcando presença e consolidando os laços criados com os consumidores, de um jeito mais despojado como a Coca e a Smirnoff fizeram ou de um jeito mais emocional como a Dove fez, tudo depende do posicionamento da marca.

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