TipCOM - Dilma Bolada e seu criador #rainhadopovo





O dia mais aguardado do TipCOM começou cedo na Cria, com uma correria típica de aeroporto. Todos ansiosos, todos preocupados. Era algo esperado, pois não é todo dia que uma empresa júnior é agraciada com a presença da nossa querida Presidenta da República, Rainha do Povo e Diva da Nação. Fizemos o nosso melhor, até mesmo montar um café da manhã cheio de pães de queijo. Com tudo dentro dos conformes, finalmente a Rainha das Américas adentra em nosso apertado aquário, esbanjando todo o seu poder, a sua beleza, seu carisma e sua soberania.

Acha que foi só um sonho de empresário júnior? Bem, só em partes. Podemos não ter a Dilma (ainda), mas temos Dilma Bolada, uma das fanpages de maior sucesso do Facebook no Brasil. O café da manhã de fato existiu, mas foi feito para Jeferson Monteiro, carioca de 23 anos e o criador da página. Nesse quarto dia de TipCOM, ele era a atração principal e iria falar sobre todo o sucesso que é Dilma Bolada.

Mas antes da palestra, os membros da Cria tiveram a chance de bater um papo bem descontraído com ele sobre os mais variados assuntos. Com uma boa prosa, nos conhecemos melhor e rimos bastante com os casos contados. Mas logo chegou a hora de começar a apresentação, onde um auditório lotado aguardava Dilma Bolada para contar sua história.


A personagem surgiu em 2010, durante as eleições presidenciais. Com a então candidata, Dilma, buscando se inserir nas redes sociais, logo surgiram outras formas de interação. A presidenta criou, no twitter, a conta @dilmabr e Jeferson Monteiro criou @diImabr, com "i" maiúsculo, uma tática usada por vários twitteiros na época para criar fakes de celebridades. No começo, Dilma Bolada não falava muito, mas após Dilma ter sido eleita e ter deixado de twittar, as pessoas começaram a prestar mais atenção na conta fake e queria saber o que ela tinha a dizer. Jeferson Monteiro, percebendo o crescente sucesso, aumentou a frequência de postagens ao longo de 2011 e começou a montar uma personagem e a prestar mais atenção na presidenta. Com bordões como "Sou Dilmais!" e "ETA PRESIDENTA MARAVILHOSA!", o destaque da sátira da presidenta Dilma aumentava e cada vez mais pessoas a seguiam no twitter.

A conta deixou de ser apenas uma brincadeira e em novembro de 2011 Jeferson criou uma página no Facebook para a Dilma Bolada. O sucesso aumentou ainda mais no começo de 2012, quando ele ganhou o prêmio de Melhor Conta Fake no Shorty Awards, premiação internacional que escolhe os melhores perfis do Twitter. A vitória foi através de votação popular e foi um divisor de águas para Dilma Bolada, pois a partir daí que a imprensa começou a prestar atenção na conta fake.


Com a chegada do sucesso, chegou também uma crise. Em 2012, a fanpage foi deletada pelo Facebook  e Jeferson não conseguiu recuperá-la. Para dar continuidade à personagem, ele criou outra conta e, para sua surpresa, recuperou o número de likes que tinha na página antiga em apenas 1 mês. Com essa mudança, o criador passou também a realizar postagens que tenham relação com notícias da presidenta e  de assuntos políticos. Atualmente, Dilma Bolada possui mais de 291 mil likes no Facebook e mais de 103 mil seguidores no Twitter, realizando postagens constantes que são bastante comentadas pelos usuários das redes sociais.

Na palestra, Jeferson falou ainda sobre o público do perfil fake da presidenta nas redes sociais. Contando com a participação principalmente de jovens, ele percebe que as pessoas que curtem a página e seguem o twitter são bastante engajados com os perfis, comentando, compartilhando, respondendo e retwittando. Nem todos necessariamente gostam de política ou da Dilma, mas eles gostam da ficção que envolve a sua versão Bolada e da construção por trás da personagem. Essa participação algumas vezes vai além dos comentários. Jeferson já recebeu várias indicações, fotos e notícias exclusivas de fãs da página que teriam algum contato ou novidade sobre a presidenta e que queriam que isso fosse postado pela Dilma Bolada. Há casos de funcionários de hotéis que sabiam onde ela dormiria em uma viagem e enviaram uma foto do quarto para ele muito antes da chegada dela. Além de receber essas mensagens, Jeferson sempre acompanha a agenda da presidenta para estar sempre atualizado e fazer postagens que pareçam quase que notícias. Com tudo isso, muitas pessoas se informam sobre a vida da Dilma através do fake.

Dilma Bolada parece ter vida própria por possuir uma personalidade própria. O conteúdo é de total autoria de Jeferson, que inclusive possui um site para a Rainha do Povo, o dilmabolada.com. Com a palestra pudemos conhecer mais sobre esse novo universo de humor e de redes sociais que cresceu nos últimos anos. Com todos os casos e histórias contadas, nos divertimos além de aprender e acabamos mais um dia de sucesso no TipCOM. ÊTA PRESIDENTA MARAVILHOSA!


#RainhaDoPovo #DivaDaNação #TipCOMÉDilmais #CriaÉDilmais #EssePostÉDilmais #EJDoPovo #CriaAmaDilmaBolada #DivaDeTodosOsEstados #SeNãoGostouDeitaNaBR

0 comentários:

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top