Saiba mais sobre o Graph Search, nova funcionalidade do Facebook


O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou na última terça-feira a nova funcionalidade da rede social: o Graph Search. Em versão beta, a “Busca Social” está disponível apenas para alguns usuários americanos, mas já promete revolucionar o modo com que pessoas e empresas utilizam a plataforma. 

Graph Search novo recurso de busca do facebook o que é
Graph Search promete revolucionar o uso pessoal e comercial do Facebook
Segundo Mark, o ecossistema do Facebook é baseado em dois pilares: o News Feed e a Timeline. Enquanto no feed de notícias você pode conferir as publicações mais relevantes de seus amigos, em sua timeline você que decide qual conteúdo disponibilizar, bem como quem poderá ver suas postagens. “É o seu lugar, em que você pode mostrar tudo sobre você”, define Zuckerberg. E agora, o Graph Search se torna o terceiro pilar da rede social. Mas em que consiste essa nova funcionalidade?

O Graph Search é uma ferramenta de busca que possibilita que o usuário transite por toda informação compartilhada publicamente no Facebook, por todos os usuários da rede social, sejam eles seus amigos ou não. Por exemplo, se você desejar conferir todas as fotos que você já curtiu ou as fotos em que duas pessoas específicas aparecem, com o Graph Search isso é possível. “São coisas simples que as pessoas querem fazer (...) mas com os recursos atuais do Facebook isso é muito difícil de ser encontrado. Agora, com o Graph Search, é fácil: você diz o que procura e recebe o resultado.” explica Tom Stocky, Diretor de Produtos. 

Mas a nova funcionalidade não se restringe apenas a fotos. Com a Busca Social, o Facebook se aproximará de outras redes sociais como o Foursquare, Last Fm e Linkedin. Isso porque será possível receber indicações de bandas, serviços e estabelecimentos com base nos amigos que você mantêm em sua rede social. Além disso, será possível procurar novos amigos, levando em consideração interesses em comum. Caso você goste de ciclismo e more em Belo Horizonte, basta pesquisar “Pessoas que gostam de Ciclismo e moram em Belo Horizonte, Minas Gerais” na barra de pesquisas, e o Facebook retornará com os usuários que correspondem ao critério pesquisado. O novo recurso é resultado do novo objetivo do gigante Facebook; se antes a rede social visava unir pessoas que em algum momento se conheceram, agora a intenção é expandir o ciclo social dos usuários. “Queremos tornar o mundo menor.”, conclui Tom. 

Graph Search para Empresas: nova ferramenta de Marketing

Se o Graph Search será um recurso interessante para os usuários, para empresas ele se tornará uma ferramenta imprescindível de Marketing. Isso porque a elaboração de estudos de mercado se tornará mais fácil com a Busca Social, que permitirá que o público de um determinado segmento seja mapeado em minutos. Por exemplo, uma empresa de sapatos atuante em Belo Horizonte, poderá pesquisar “Pessoas que gostam de sapatos em Belo horizonte, Minas Gerais”, e em segundos, ter o resultado em mãos. 

Além disso, segundo Rodrigo Longo Canhissare - professor dos cursos de MBA da FIAP - o Facebook fornecerá recursos mais elaborados de busca, mediante pagamento das empresas. Assim, além de mapear os clientes de sapatos de uma determinada cidade, seria possível acrescentar novos filtros, como estabelecimentos frequentados, faixa etária e status de relacionamento. Rodrigo também aposta na venda de links patrocinados nas buscas, oferecendo às empresas pagantes prioridade nos resultados da pesquisa.


O recurso atualmente está disponível apenas para alguns usuários, mas você pode entrar na lista de espera aqui.

Confira mais sobre o Graph Search abaixo:

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei dessa novidade!

 
CRIA Plano © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top