Em meio a tantos enlatados, empacotados (nosso querido Club Social de cada dia) e congelados, alimentos naturais passaram a se tornar quase que uma raridade, porque a rotina das pessoas - principalmente aquelas que vivem em cidades grandes - de tão corridas, não permite que elas tenham tempo para preparar suas próprias refeições. Uma das consequências disso é que elas preferem alimentos industrializados e também os famosos fast-foods em detrimento das coisas mais naturais. Um exemplo: é bem mais fácil pegar um suco de caixinha na geladeira do que prepará-lo, não é?
Daí que vem o interesse das marcas de contemplar essa demanda por produtos mais naturais, ou pelo menos que pareçam ser mais naturais. Tudo bem, podemos até não seguir religiosamente às regras de pouco sódio e zero gordura trans, mas temos que confessar: estamos muito mais informados e atentos às calorias e açúcares que nossos pais e avós.
Trouxe aqui dois exemplos que tiveram essa iniciativa de maneiras distintas: a Coca-Cola (com o famoso Laranja Caseira, que, apesar do nome, não é tão caseira assim, pois continua sendo um produto industrializado) e a marca Camp, com uma ideia inovadora do conceito de "naturalidade".
A mais recente, a iniciativa da Camp, foi realizada a partir desse conceito. A idéia deles foi fazer um molde no formato de caixinha para ser colocado nas frutas enquanto elas cresciam. O resultado: as frutas ficavam no formato da caixinha da Camp, o que reforça a idéia de que os nectares dessa marca são naturais, como se fossem as próprias frutas. Vale a pena conferir o case deles:
A segunda referência que tomo para falar dessa tendência de "recuperar" a idéia do natural é a da famosa Laranja Caseira, que tentou resgatar o conceito por meio de vários aspectos do suco, a exemplo dos gominhos de laranja, do uso do xadrez (branco e laranja) e da própria propaganda veiculada na televisão. Todos eles reforçam e dialogam com o conceito de "natural", de "caseiro" e até de "família" e de aconchego do lar, esse último por minha conta. Confiram o case e atentem para o sucesso da campanha:http://vimeo.com/23017763
Por Isabela Guimarães